Criar um plano de marketing de saúde e orçamento para sua prática pode ser uma tarefa difícil. Colocar em ação, outra façanha.
Desenvolvemos várias estratégias de marketing de saúde e bem-estar ao longo dos anos para ajudar nossos clientes a atingir as metas que estabeleceram – e mais algumas. Aprendemos várias coisas que você deve fazer em seu planejamento e implementação de marketing, e coisas que você deve fazer o seu melhor para evitar .
Aqui, compartilhamos alguns dos insights que ganhamos na última década.
Algumas das coisas que você deve fazer para começar:
Defina sua Visão e Estratégia: Onde você quer que seu negócio esteja em três anos? Como o marketing pode ajudá-lo a concretizar essa visão? Escreva como se você estivesse vivendo aquele momento agora. Explique com o máximo de detalhes que puder – quem fará parte da sua equipe, que tipos de pacientes você atenderá, quais serviços você está oferecendo, quanto dinheiro você está ganhando – para realmente dar vida a essa visão.
Defina seus objetivos: parece tão óbvio, mas muitas empresas não conseguem fazer isso. Se você não sabe o que está buscando, nunca saberá se chegou lá. Defina objetivos SMART – específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e baseados no tempo. Recomendamos definir de 1 a 3 metas anuais, e todas elas não devem competir, mas sim trabalhar em sinergia. Um mau exemplo seria:queremos aumentar as vendas. Um bom exemplo seria:queremos aumentar as vendas em 15% até julho, por meio de nosso programa de influenciadores de mídia social.
Avaliação: considere a dinâmica de marketing, como sazonalidade, mudança de alianças entre práticas de saúde e outras questões “políticas”. Consulte planos de negócios criados anteriormente, pesquisas de satisfação do paciente, pesquisas da comunidade e outras informações que você tenha acesso para obter insights sobre seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Análise Comparativa / Competitiva: Estude seus concorrentes, conheça seus pontos fracos e o que eles fazem bem. Leia as análises online para obter informações adicionais. Use esses insights não para copiar o que eles estão fazendo, mas para realmente desenvolver seus próprios diferenciais e posicionamento exclusivos. O que o torna diferente e melhor do que sua concorrência?
Ferramentas e canais para apoiar seu planejamento de marketing e crescimento de negócios
Existem várias ‘ferramentas’ para alavancar em seu estágio de planejamento e implementação. Aqui estão algumas dessas ferramentas e canais.
Networking / Relationships – vá até onde está seu mercado e troque informações entre você e outras pessoas. Conheça as necessidades e desejos de outros provedores e tente encontrar uma maneira de ajudar uns aos outros.
Marketing direto – assim como o e-mail, a mídia impressa não morreu. A chave para fazer isso com eficácia é realmente conhecer seu público e aprimorar sua mensagem. Use cartas, panfletos, brochuras e cartões postais personalizados para levar sua mensagem ao público ideal.
Anúncio—Considere as oportunidades de publicidade digital e offline. Para evitar o desperdício de dinheiro, gaste seu dinheiro em publicidade apenas onde você tiver certeza de que seu público estará. A publicidade digital é mais fácil de monitorar e ajustar diariamente, enquanto os anúncios impressos são únicos e feitos – e devem ser escolhidos com sabedoria. Certifique-se de incorporar algum tipo de rastreamento para medir a eficácia, seja um URL exclusivo para o qual você pode apontar ou um código promocional especial para usar.
Programas de treinamento – aumente a conscientização sobre seus serviços, oferecendo treinamento gratuito online ou offline ou programas educacionais para seus clientes.
Mídia grátis—Escrever artigos para a mídia de notícias e blogs com públicos semelhantes para aumentar a autoridade e a credibilidade de sua marca e profissionais. Melhore a comunicação com o paciente com um boletim informativo eletrônico profissional e deixe cópias impressas no escritório para os pacientes levarem para casa ou compartilhar com a família e amigos.
Relações Públicas – considere patrocínios que se alinhem com seus serviços e público, hospede eventos, ofereça passeios ou faça apresentações para que pacientes em potencial possam conhecê-lo e sua instituição.
Site – quase todos os consumidores estão usando a Internet para reunir informações sobre suas opções de cuidados de saúde e apoiá-los em seu processo de tomada de decisão. Garanta que sua marca tenha um site profissional, atualizado e envolvente.
Marketing de entrada—Há muitas maneiras de iniciar uma conversa com clientes em potencial online e oferecer valor antes mesmo que eles se conectem diretamente com você. Inbound marketing é uma forma de atrair seu público, sem forçar informações sobre ele. A melhor maneira de fazer isso e atrair esses visitantes orgânicos é criando conteúdo valioso, útil e interessante nas páginas do seu site e nas postagens do blog.
Automação de marketing – projetada para desenvolver fortes conexões com os clientes, fornecendo-lhes informações personalizadas com base em características explícitas e implícitas, a automação de marketing permite que você leve seu marketing para o próximo nível. Libere recursos e mantenha-se em comunicação constante com clientes em potencial e pacientes com campanhas direcionadas e automatizadas.
Agora, mais alguns ‘O que fazer’ de planejamento …
Defina um orçamento: agora que avaliou as diferentes ferramentas e canais, você pode decidir qual é o melhor para você e definir seu orçamento de forma realista. Lembre-se de que o marketing bem feito é um investimento no crescimento e sucesso de longo prazo do seu negócio – não uma vitória da noite para o dia. Embora existam algumas táticas que fornecem resultados imediatos, a maioria dos esforços leva tempo para ter um impacto.
Desenvolva o seu criativo: Transforme suas ideias no produto criativo que apoiará o seu plano. Continue referindo-se à sua visão e estratégia para garantir que os conceitos criativos apóiem seus objetivos finais e representem adequadamente sua marca.
A lista de verificação de fazer e não fazer para baixo e suja
Aqui estão alguns lembretes rápidos do que fazer e não fazer quando você começar a desenvolver seus ativos criativos e implementar suas campanhas.
Não manter a sua informação factual-Sempre use fontes confiáveis para quaisquer informações, estatísticas ou fatos que você usa em sua saúde e bem-estar de conteúdo, citando fontes quando aplicável.
Não use muito humor – embora o humor ou a despreocupação possam certamente ser um elemento da voz da sua marca, use o humor de forma estratégica e moderada ao discutir tópicos de saúde e bem-estar que podem ser assuntos delicados para muitos de seus leitores.
Não escreva com seu público em mente-Criar conteúdo os leitores vão encontrar relevante para suas vidas, valioso e divertido ou educacional.
Não se autopromova abertamente – mantenha a autopromoção ao mínimo e, em vez disso, use seu conteúdo para informar e educar seus leitores.
Não mantê-lo consistente e de manter as coisas frescas e regularmente atualização do conteúdo. Quanto mais consistente você for, maior será a probabilidade de seu público esperar e ansiar por suas informações.
Do utilizar media media-sociais sociais pode ser a maneira perfeita para se conectar com potenciais pacientes e estabelecida em um espaço que eles usam consistentemente e regularmente.
Não viole as diretrizes da HIPAA ao usar a mídia social. Lembre-se de não mencionar nomes de pacientes ou postar fotos sem diretrizes e comunicados claros em vigor.
Precisa de ajuda com sua estratégia ou execução de marketing de saúde e bem-estar? Nós estamos aqui para ajudar.